ORIENTAÇÃO PARA ANÁLISE DO PROJETO PITEC (PROJETO INTEGRADO
DE TECNOLOGIA NO CURRÍCULO) NA AÇÃO.
Título do Projeto: ÀGEIS COM A TABUADA.
Professoras: Maria Elena Frigo Fernandes e Marisa Moreira
Andrade.
Escola: Escola Municipal Elcídia de Santa Maria Pereira.
Disciplinas: Matemática e Língua Portuguesa.
Turma: 4º ano.
Duração prevista para o projeto: 4 meses.
1.
TEMA:
Os
alunos estão realizando as atividades propostas como: Completar a Tabela de
Pitágoras para entender o dobro de algumas tabuadas como 2, 4 e 8. Que a
Tabuada do 5 todos os finais terminam
com “0 ou 5”. Aprendendo a verificar linha e coluna para fazer comparações. Para
multiplicar um número por 6 é o mesmo que dobrar seu triplo então e só dobrar a
terceira linha tabuada do 3 que dá o resultado da tabuada do 6. Para preencher
nona linha e coluna e só perceber que os algarismos das dezenas vai aumentando
de 1 em 1 e os algarismos das dezenas
vai diminuindo de 1 em 1 e que a soma das unidades com as dezenas dá sempre 9.
Realizando os jogos online e jogo Sjoelbak no saguão da escola. Estamos
programando para começar a produção do filme Stop Motion. As outras atividades
conjuntamente com o jogo irá seguir o cronograma até o final do ano. É
utilizada também em atividades cotidianas como resoluções de situações
problemas onde a tabela é sempre retomada.
2.
Disciplinas:
No
momento estamos trabalhando com Matemática e Língua Portuguêsa. Mas, a professora regente sempre retoma em
situações oportunas. Foi trabalhado lateralidade, linha vertical e horizontal,
as 4 operações, cálculo mental, raciocínio lógico,
interpretação e as propriedades comutativa e associativa.
3.
Objetivos:
Apesar de estarmos no inicio dos trabalhos podemos afirmar
que estamos conseguindo atingir os objetivos propostos, pois os alunos
demonstram bastante interesse no trabalho que realizamos com a Tabela de
Pitágoras, e sentem-se bastante motivados com analises descobertas no decorrer
do trabalho.
4.
Ações
A professora regente distribuiu a
Tabela de Pitágoras para que as crianças preenchessem, sem orientação, para
verificar qual era o conhecimento dos alunos com a tabuada. A preocupação dos
alunos era só em preencher a tabela, mas os mesmo não faziam a ligação do resultado de uma tabuada com a outra,
resolviam as tabuadas de forma isolada.
Posteriormente a professora
realizou a interpretação da tabela com os alunos, onde os mesmos mostraram-se
surpresos com as ligações entre os resultados e a possibilidade de se construir
as tabuadas de maneira mais fácil. A
interpretação da tabela continua sendo realizada em atividades que se faz
necessário a uso da tabuada.
Houve um atraso no inicio das
atividades devido à falta de professores na escola. Interferindo na formação
total da turma, pois os mesmos eram divididos em grupos no período da tarde.
Até o momento utilizaram os
computadores para realizar o jogo online Bilhar Holândes. Sendo que iremos
utilizar para fazer o filme á máquina fotográfica, programa Aldacity, Movie
maker, gravador e computador.
5.
Atitudes
Aumento da concentração, interpretação,
motivação (interesse em realizar as atividades e demonstrar de onde eles obtém o resultado).
6.
Resultados:
Embora estejamos no inicio estamos
conseguindo atingir os resultados esperados que é atenção e interpretação dos
alunos no que estão realizando.
Olá Maria Elena!
ResponderExcluirParabéns pela póstagem.Precisamoa sempre criar estrategias e oportunidades para nossos aprendizes avançarem em suas hipóteses de cálculos e de escrita.
Conte sempre comigo.Um abraço e boa semana!
www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com