domingo, 23 de setembro de 2012

Curso Projetos



ORIENTAÇÃO PARA ANÁLISE DO PROJETO PITEC (PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA NO CURRÍCULO) NA AÇÃO.

Título do Projeto: ÀGEIS COM A TABUADA.
Professoras: Maria Elena Frigo Fernandes e Marisa Moreira Andrade.
Escola: Escola Municipal Elcídia de Santa Maria Pereira.
Disciplinas: Matemática e Língua Portuguesa.
Turma:  4º ano.
Duração prevista para o projeto:  4 meses.

1.       TEMA:

                Os alunos estão realizando as atividades propostas como: Completar a Tabela de Pitágoras para entender o dobro de algumas tabuadas como 2, 4 e 8. Que a Tabuada do  5 todos os finais terminam com “0 ou 5”. Aprendendo a verificar linha e coluna para fazer comparações. Para multiplicar um número por 6 é o mesmo que dobrar seu triplo então e só dobrar a terceira linha tabuada do 3 que dá o resultado da tabuada do 6. Para preencher nona linha e coluna e só perceber que os algarismos das dezenas vai aumentando de 1 em 1  e os algarismos das dezenas vai diminuindo de 1 em 1 e que a soma das unidades com as dezenas dá sempre 9. Realizando os jogos online e jogo Sjoelbak no saguão da escola. Estamos programando para começar a produção do filme Stop Motion. As outras atividades conjuntamente com o jogo irá seguir o cronograma até o final do ano. É utilizada também em atividades cotidianas como resoluções de situações problemas onde a tabela é sempre retomada.

2.       Disciplinas:

No momento estamos trabalhando com Matemática e Língua Portuguêsa.  Mas, a professora regente sempre retoma em situações oportunas. Foi trabalhado lateralidade, linha vertical e horizontal, as  4 operações,  cálculo mental, raciocínio lógico, interpretação e as propriedades comutativa e associativa.

3.       Objetivos: 

Apesar de estarmos no inicio dos trabalhos podemos afirmar que estamos conseguindo atingir os objetivos propostos, pois os alunos demonstram bastante interesse no trabalho que realizamos com a Tabela de Pitágoras, e sentem-se bastante motivados com analises descobertas no decorrer do trabalho.
4.       Ações
A professora regente distribuiu a Tabela de Pitágoras para que as crianças preenchessem, sem orientação, para verificar qual era o conhecimento dos alunos com a tabuada. A preocupação dos alunos era só em preencher a tabela, mas os mesmo não faziam a ligação  do resultado de uma tabuada com a outra, resolviam as tabuadas de forma isolada.  
Posteriormente a professora realizou a interpretação da tabela com os alunos, onde os mesmos mostraram-se surpresos com as ligações entre os resultados e a possibilidade de se construir as tabuadas de maneira mais fácil.  A interpretação da tabela continua sendo realizada em atividades que se faz necessário a uso da tabuada.
Houve um atraso no inicio das atividades devido à falta de professores na escola. Interferindo na formação total da turma, pois os mesmos eram divididos em grupos no período da tarde.
Até o momento utilizaram os computadores para realizar o jogo online Bilhar Holândes. Sendo que iremos utilizar para fazer o filme á máquina fotográfica, programa Aldacity, Movie maker, gravador e computador.

5.       Atitudes

Aumento da concentração, interpretação, motivação (interesse em realizar as atividades e demonstrar de onde eles  obtém o resultado).

6.       Resultados:

Embora estejamos no inicio estamos conseguindo atingir os resultados esperados que é atenção e interpretação dos alunos no que estão realizando.


Um comentário:

  1. Olá Maria Elena!
    Parabéns pela póstagem.Precisamoa sempre criar estrategias e oportunidades para nossos aprendizes avançarem em suas hipóteses de cálculos e de escrita.
    Conte sempre comigo.Um abraço e boa semana!
    www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
    www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com

    ResponderExcluir